PASSEPARTOUT
PASSEPARTOUT É uma borda de cartão que contorna uma obra sobre papel ou tela quando da inclusão da moldura.
Sua principal função é criar um espaço para evitar o contato do vidro com a obra de Arte.
Quando o suporte de uma obra a ser exposta é o papel, recomenda-se que seja emoldurada para protegê-la de qualquer forma de agressão, junto com passe- partout, pois mesmo o vidro em contato com a obra pode provocar alguma alteração nela pela estática, por fricção durante a montagem ou a desmontagem, e pelo esmagamento de materiais mais salientes, como o pastel oleoso, por exemplo. O espaço criado pelo passe-partout é uma barreira de ar que evita a umidade que pode ser transmitida pelo vidro e condensada em água pelo outro lado e que também funciona como isolante térmico. O ideal é que o material do passe-partout tenhapH (acidez) neutro
para conservar melhor o estado do papel com que tem contato, evitando que o manche.
O termo passe-partout é francês e assim é escrito – não tem tradução para o português. Sua pronúncia correta é “paçpartú” (lê-sepaspartú, em que o “r” é bafejado, e o segundo “t” é mudo).
Existem diferentes qualidades de materiais usados para fazer o passe-partout: da fibra de algodão (o melhor) à celulose. O “acid free” não é recomendado, pois tem um tratamento de alcalinidade que pode manchar o papel da obra. Nem sempre uma obra emoldurada tem passe-partout.
A moldura pode ter mais de um passe-partout sobrepostos para ter um visual diferenciado.
Um só passe-partout pode ser feito com vários buracos para diferentes imagens em um único quadro.
Isto é comum quando se usa fotografias. O passe-partout pode ser feito ou coberto de outros materiais, e ter as mais variadas cores. O branco e o bege são os mais usados. Existe o passe-partout meramente decorativo que fica sobre o vidro ou em moldura que não tem vidro. Filete é uma peça às vezes erroneamente chamada de passe-partout que consiste em uma “submoldura” de material rígido que fica entre a moldura e a obra (ou o passe-partout), e tem função unicamente estética. O filete costuma ser mais usado em molduras de telas de pintura. Muitas vezes apresentam uma faixa dourada ou prateada.
Art bonita Quadros e decorações
Home Quadros Gravuras Passepartout Porta retratos Molduras Serviços Contato